Na ocasião, foram entregues à Sepot mapa e cartografias sociais das comunidades quilombolas do Tocantins
Por Geíne Medrado
A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) se reuniu, na tarde desta quarta-feira, 10, com a Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot). A visita teve como objetivo a discussão de políticas públicas para quilombolas e a entrega oficial de materiais, produzidos pela COEQTO em parceria com Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), das comunidades quilombolas e tradicionais do Estado.
Na ocasião, a COEQTO também apresentou as principais demandas dos Territórios Quilombolas do Tocantins.
“Uma das nossas principais bandeiras de luta é a garantia do território. Sem o nosso território, não conseguimos acessar uma série de outras políticas públicas. Acreditamos que, a partir dessa parceria com a Secretaria, vamos conseguir avançar na elaboração de políticas públicas que atendam às reais necessidades das comunidades quilombolas do Estado”, ressaltou Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, Coordenadora Executiva da COEQTO.
A Secretária Narubia Werreria agradeceu à COEQTO pela visita e destacou que os materiais recebidos são uma importante contribuição do movimento quilombola para os trabalhos da Sepot. “Esses materiais irão nos ajudar na elaboração e desenvolvimento de projetos que atendam as demandas das comunidades tradicionais do Estado”, destacou.
A Secretaria também recebeu convite oficial para participar do II Encontro de Mulheres Quilombolas da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), que acontecerá entre os dias 14 e 18 de junho em Brasília.
Participantes
Participaram da reunião: Maria Aparecida Ribeiro de Sousa – coordenadora Executiva da COEQTO/CONAQ; Paulo Rogério Gonçalves (APA-TO); Narubia Werreria – secretária dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); Cris Freitas – Secretária Executiva da Sepot; Ana Cláudia Matos – diretora de Proteção aos Quilombolas (Sepot); Hermógenes Alves Lima Sales – assessor Jurídico da Sepot e Maryellen Crisóstomo – assessora de Comunicação da Sepot.
Deixe um comentário